Institucional

A Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ) foi fundada em 1972, com o intuito de promover o desenvolvimento do melhoramento genético pecuário, no Estado de Goiás. A entidade atua com coerência e responsabilidade, no fortalecimento da união entre os criadores e viabiliza conhecimento técnico e troca de informações, para a cadeia produtiva de gado zebu no Estado. O Presidente da AGCZ, Dr. Wagner Miranda, fundamenta a sua gestão em valores sólidos e compromete-se com ações de crescimento contínuo da atividade pecuária.

Anualmente a AGCZ apoia e promove diversos eventos, com objetivo de fortalecer a genética zebuína em Goiás. A Goiás Genética, feira voltada ao melhoramento genético bovino, promove a difusão de novas tecnologias de melhoramento genético aos pecuaristas, por meio de palestras, workshops e apresentação de programas do gênero e ainda possibilita a realização de exposições e leilões de animais. O caráter informativo da Goiás Genética contribui para a discussão de questões ambientais e da sustentabilidade pecuária, definindo assim, novas ideias e estratégias para fomentar o crescimento da pecuária goiana.

Em parceria com a Embrapa, a AGCZ promove anualmente a Prova de Engorda, evento que reúne exemplares das raças zebuínas na sede da Embrapa Arroz e Feijão, localizada no município de Santo Antônio de Goiás (GO), para competições de ganho de peso animal. Recebendo tratamento especializado e igualitário, os animais são monitorados e avaliados entre os meses de junho a dezembro, e os exemplares vencedores da competição são integrados ao Leilão de Raças Zebuínas, durante a Exposição Agropecuária do Estado de Goiás.

Mobilizando a cadeia produtiva agropecuária, a AGCZ trabalha incessantemente na conquista de novas oportunidades de negócios e na divulgação efetiva do enorme potencial produtivo agropecuário do Estado de Goiás. A entidade permanece atenta às mudanças nos setores produtivos e na economia mundial, que exigem adaptações às novas dinâmicas e a utilização de tecnologias que viabilizem a maximização de resultados.