Notícias - 1º Simpósio de Genômica Animal

10/11/2016


 

O Grupo de Genética e Melhoramento Animal (GMGA) da UFG está realizando o 1º Simpósio de Genômica Animal que acontecerá no próximo dia 19 de novembro de 2016, no Parque de Exposições Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira - Nova Vila - Goiânia-GO.

O Evento:

A seleção para fenótipos desejáveis tem sido praticada na pecuária desde a domesticação animal provocando mudanças acentuadas em características comportamentais e morfológicas nas diferentes espécies. Desde então, as ferramentas de melhoramento tradicional, baseado na teoria da genética quantitativa, têm assegurado ganho genético contínuo na maioria das características de interesse econômico.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias como os micro-arranjos de SNP (single nucleotide polimorphism) e o sequenciamento de Nova Geração, nos últimos anos as pesquisas têm sido direcionadas a incorporar as informações moleculares que estejam associadas à substancial variação genética das características ao processo de seleção.
As novas tecnologias têm ampliado o espectro de aplicações das informações genômicas na pecuária, permitindo sua utilização na determinação de paternidade, rastreabilidade, seleção assistida por marcadores e, mais recentemente, a seleção genômica.

O Brasil, como importante ator no cenário mundial da produção de proteína animal (carne e leite), está se posicionando para melhor aproveitar essas ferramentas para o desenvolvimento dos seus rebanhos. Neste sentido, a região Centro-Oeste, detentora de um dos maiores contingentes bovinos e suínos do Brasil, poderia se beneficiar da aplicação dessas ferramentas, aumentando a qualidade e produtividade dos seus rebanhos de forma consistente e sustentável economicamente.

Apesar da implementação da genômica na pecuária já ter se tornado uma realidade em diversos países como os Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, ainda há muito que se pesquisar e debater nesta área para que o uso da genômica ocorra de forma abrangente na pecuária nacional, sendo muito importante a conscientização de todos os componentes da cadeia produtiva e a formação de recursos humanos aptos a lidar com essa nova realidade.

Sendo assim, o1º Simpósio Goiano de Genômica Animal apresenta como principais objetivos: 

1) Reunir os pesquisadores, especialistas, estudantes, programas de melhoramento genético, associações das raças, empresas e criadores brasileiros interessados no uso das tecnologias de análise de DNA e de genética quantitativa associadas à aplicação em programas de melhoramento genético; 

2) Apresentar a experiência de renomados palestrantes com a utilização de tecnologias genômicas em diferentes espécies e cenários; 

3) Proporcionar interatividade para sanar dúvidas e iniciar interações científicas e comerciais com os pesquisadores, profissionais e empresas da área.
 
Data: 19 de novembro de 2016
Local: Rua 250, Parque de Exposições Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira, Nova Vila - Auditório Augusto França Gontijo - Goiânia-GO.
Investimento: R$ 25,00

Mais informações: 
Profª Adriana Santana do Carmo (62) 3521-1591 (ramal 29)
E-mail: gmgaufg@gmail.com

Confira a programação:


Fonte: Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG