Notícias - Goiás Genética 2016 recebeu alunos de escola rural de Goiânia na tarde de terça-feira

12/09/2016


 

Cerca de 30 crianças da Escola Municipal José Pimenta, do Distrito de Vila Rica, em Goiânia, conheceram nesta terça-feira, dia 6, parte do processo de produção de carne bovina. São alunos do 4º ao 9º ano da escola rural que tiveram a oportunidade ver touros melhorados geneticamente, como é feita a doma de muares e a diferença dos cortes da carne.

“Saber que para termos carne de qualidade é preciso pesquisa, como é feito o corte das carnes que consumimos, é importante”, avalia o professor Cléssio Bastos, que acompanhou as crianças. Segundo ele, apesar da escola ser rural e muitos pais destas crianças trabalharem em fazendas da região do Distrito da Vila Rica, muitas não tem esse contato tão próximo com esta realidade. “E isto é importante, até para despertar o interesse para o trabalho no campo”, diz.


Para os pequenos foi um passei diferente e interessante. Para Emille Cristina de 11 anos, a parte mais interessante foi a explicação sobre os diferentes cortes da carne bovina. Já Rafael de Jesus Constantino, de 13 anos, saber como é feito o cuidado com o gado foi bom para dar importância para como cuidar dos nossos animais”, contou.

Na avaliação de Luciana Francis, do apoio técnico da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, foi um passeio importante, que deu uma perspectiva de conhecimento e da realidade da produção da carne consumida. “E deu  perspectiva de mercado de trabalho”, explica. Os estudantes ainda assistiram a doma racional de muares na pista central do parque de Exposição Pedro Ludovico Teixeira e ficaram encantados.

Rosângela Aguiar
JP14.978/R